segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Cheiro.

Encontrou-se no meio da multidão. Fechou os olhos e respirou três vezes calmamente, sentiu suas mãos suarem, não sentia seus pés. O cheiro estranho que seu avô percebeu em seu pai quando este era adolescente, ela sentia constantemente quando pensava numa maneira de fugir dessa multidão.
Com passos lentos seguiu sem sentido e orientações. Ao abrir os olhos viu pessoas distantes a observarem com olhos preocupados e dispersos, talvez cansados. Assustou-se e sua respiração começava a ofegar.
Luzes piscavam e estava um sol do meio-dia. Cheiros misturados atormentavam o que não mais seria natural. Fechou novamente os olhos, agora fortemente e rápido, pressionava suas pálpebras para tentar penetrar em sua escuridão e fugir de tantas luzes desorientadas.
Quando abriu os olhos, a multidão caminhava em sua direção com passos apressados, perfumes baratos e sem distinção, esbarrando no seu corpo imóvel, perplexo sem entender.
Olhou para o alto tentando encontrar solução. Em meio ao caos encontrou uma nuvem cinza na qual se identificou. Identificou-se até perceber que era fumaça, pois logo sua bronquite atacou.
Sacudiu a cabeça para os dois lados começaram alguns apitos progressivos e logo as pessoas pararam de empurrá-la. Resolveu seguir caminhando, então, de olhos abertos, sabia de alguma forma que estava confusa com tantos rostos, cores, luzes, barulhos e cheiros em vão.
Sentiu o cheiro da brisa e seguiu em direção ao mar. Ainda dentro do caos, mas tentando manter-se afastada.
Com passos lentos e já descalços, sentia seus pés cansados, seu corpo pesado, sua mente estava atormentada e mais nela não pesava. Em nada pensava, em tudo calava. Estava pressa sem saber sair de um caos que a atormentou numa fechada de porta.
Subiu umas pedras, escorregou algumas, mas conseguiu chegar. Chegou. E o cheiro proibido pelo militarismo brotou, brotando dele seus pensamentos, suas verdades que se apresentaram a libertando da realidade.

[23/04/2010]

3 comentários:

  1. Escreve-me ...


    Escreve-me! Ainda que seja só
    Uma palavra, uma palavra apenas,
    Suave como o teu nome e casta
    Como um perfume casto d'açucenas!


    Escreve-me!Há tanto,há tanto tempo
    Que te não vejo, amor!Meu coração
    Morreu já,e no mundo aos pobres mortos
    Ninguém nega uma frase d'oração!


    "Amo-te!"Cinco letras pequeninas,
    Folhas leves e tenras de boninas,
    Um poema d'amor e felicidade!


    Não queres mandar-me esta palavra apenas?
    Olha, manda então...brandas...serenas...
    Cinco pétalas roxas de saudade...

    Florbela Espanca

    Beijão,minha querida :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei!
    Estou te seguindo. beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sentindo falta de te ler... Sai desse coma.
    Cito-lhe Lya Luft:

    "Descansaremos, sim, mas tornando-nos filhos do tédio e amantes da pusilanimidade, personagens do teatro daqueles que constantemente desperdiçam os seus próprios talentos e dificultam a vida dos outros.
    E o desperdício da nossa vida, talentos e oportunidades é o único débito que no final não se poderá saldar: estaremos no arquivo-morto."

    no aguardo... =]

    ResponderExcluir